Gabriel Vidal Biemmi Espírito Santo, Julio Cesar Santana de Oliveira, Pedro dos Anjos Vieira Aguiar, Lucas Kenzo Tomaz, Vitor Teles de Jesus Santos, Eduardo Cortez Pereira – 4º ano A – Colégio São Vicente de Paulo – Penha
Confira as dicas e comece a praticar essa atividade com seus pequenos.
Vivemos em uma sociedade altamente conectada, que oferece inúmeros estímulos às crianças. Estabelecer uma harmonia entre sentimento, pensamento e comportamento é fundamental e um desafio para todos.
Pensando nisso, nossos alunos conversaram com a professora de Educação Física dos Colégios Vicentinos, Raquel Helena da Costa, para conhecer um pouco mais sobre os benefícios da meditação. Confira!
Professora Raquel, meditar é simplesmente ficar sentado com os olhos fechados e sem falar nada? Poderia nos explicar o que realmente é meditar?
Não, não é apenas isso. Podemos sim meditar sentados em qualquer lugar, porém, quanto mais tranquilo for o espaço onde você estiver, melhor será sua concentração e sua meditação. Meditar é o processo de esvaziar a mente e não pensar em nada, respirando fundo e prestando atenção na sua respiração. Isso faz com que você elimine os pensamentos ruins, faça uma limpeza geral da sua mente concentre sua energia nas coisas boas e produtivas da vida.
Podemos então pensar que meditar faz bem para a saúde das pessoas?
Sim, é exatamente isso. Meditar faz muito bem para a saúde porque nossos pensamentos podem ser muito tóxicos, nos deixando tensos, estressados e até doentes. Com a meditação conseguimos esvaziar a mente, manter a calma, viver o momento presente e aí tudo flui melhor.
AE para as crianças, a meditação traz benefícios?
Sim, a meditação é ótima para as crianças. Sabe naquela semana de provas que as crianças ficam agitadas e estressadas? Parar e respirar fundo vai ajudar a manter o foco e realizar as provas com calma. E nas lições de casa, também! Antes de começar uma tarefa, parar, respirar e se concentrar (pode até colocar uma música tranquila) é ótimo e ajuda muito nos estudos. Seja perseverante, não desista e pratique meditação. Com o tempo seu organismo acostuma e você colhe bons frutos.
Gostou das dicas? Então que tal iniciar essa atividade com seus pequenos? Com paciência e persistência vocês obterão ótimos resultados. Boa meditação!