Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu
Acesso em maio de 2022
Releitura da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral
A arte brasileira comemora em 2022 o aniversário de um de seus momentos mais importantes – o centenário da Semana de Arte Moderna, evento que aconteceu na cidade de São Paulo, em fevereiro de 1922, e reuniu diversos artistas brasileiros que desejavam contribuir para a criação de uma arte verdadeiramente nacional, rompendo com antigos padrões estéticos.
Ao pensar nas contribuições do movimento modernista brasileiro, uma das imagens mais marcantes é a do quadro Abaporu, presente da pintora Tarsila do Amaral a seu esposo, Osvald de Andrade, que lhe serviu de inspiração para a redação do documento Manual Antropofágico.
Abaporu é uma palavra de origem tupi e significa “homem que come gente”. O quadro faz referência às ideias difundidas pelo movimento modernista, que buscava “deglutir” a cultura estrangeira e adaptá-la ao Brasil, criando assim a identidade cultural brasileira.
A obra traz elementos como o cacto e o sol, que fazem referência às regiões mais secas do Brasil, e também dá destaque para o verde, o amarelo e o azul, cores da bandeira brasileira.
Os alunos do 3º ano C fizeram uma releitura do Abaporu, uma das mais importantes obras da arte brasileira.
O que é uma releitura?
Fazer uma releitura significa reler, transformar ou recriar. É uma interpretação, baseada em uma obra de arte, seja ela uma escultura, pintura ou um conto.