A impressão 3D na odontologia
A odontologia passou por diversas mudanças ao longo do tempo, criando novas técnicas, equipamentos, materiais e tecnologias aos tratamentos.
Aos alunos dos 3ºAnos conheceram a técnica da impressão 3D em prótese dentária.
Esse método permite maior agilidade nos tratamentos com próteses, ortodônticos e até mesmo os cirúrgicos. Por isso, traz vantagens e benefícios para o profissional e seus pacientes.
A impressão 3D (tridimensional) também é chamada de prototipagem ou manufatura aditiva. Por meio dela, é possível confeccionar diversos tipos de objetos para serem utilizados nos mais diferentes setores. Podemos usar vários materiais, como plásticos, polímeros, metais e cerâmicas.
Esse tipo de impressão funciona de forma parecida com aquela feita em papel. No computador é elaborado um projeto com todas as informações e características do objeto que se pretende confeccionar. A máquina envia esses dados para a impressora 3D e ela se encarrega de esculpir o material, dando forma para o que foi elaborado em meio virtual. Por causa dessa versatilidade, a impressão 3D atualmente é usada em tratamentos odontológicos.
Para que serve uma impressora 3D na odontologia?
Aparelhos impressos em 3D com luzes LED (LCD)
O objetivo desses dispositivos é alinhar os dentes em menos tempo. A colocação do LED fornece luz a cada dente e ajudará a se alinhar mais rapidamente.
Alinhadores impressos em 3D
Outros tipos de dispositivos usados para corrigir o alinhamento dos dentes são os alinhadores.
Próteses impressas em 3D
A impressão 3D nos permite replicar fiel e precisamente a anatomia das estruturas que estão dentro da cavidade oral, dentes, mandíbulas que devem ser impressas com materiais biocompatíveis. A base da anatomia dentária também pode ser impressa em 3D e pode ser ajustada de acordo com a morfologia dentária de cada paciente.
Coroas de dentes de impressão 3D
A aplicação de impressão 3D mais comum em odontologia é a coroa. A impressão 3D permite o acesso à varredura dentária do paciente e, em seguida, modelar (escultura) para finalmente imprimir a coroa. Todo o processo é muito profissional e também economiza tempo.
Vantagens da impressora 3D na odontologia
• Melhor análise da boca e seus problemas.
• Criação de dentes muito mais precisos.
• Possibilidade de criar pontes ou provisórios, com os materiais necessários e de maneira personalizada.
• Resultados muito mais satisfatórios, graças ao tratamento personalizado promovido pela impressão 3D.
• Muito mais eficaz e também mais rápido do que outros tratamentos. Vai do digital ao material, sem etapas intermediárias.
• Velocidade, rentabilidade e peças de alta precisão.
A impressão 3D na odontologia permite que você execute tarefas que até agora eram feitas manualmente com mais rapidez e eficiência. A possibilidade de erros e problemas futuros são significativamente reduzidos graças à precisão dessa tecnologia.
Entre outras coisas, os pacientes recebem uma solução personalizada, com melhores resultados, já que cada caso pode ser estudado e planejado de acordo com suas características.