OS AVANÇOS DA CIÊNCIA NO COMBATE A PANDEMIA

Prof. Dr. Jonathan Mackowiak da Fonseca - (Professor de Ciências e Biologia e Coordenador de área dos Colégios Vicentinos)

A vida no mundo mudou muito desde março de 2020 quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo Coronavírus. De fato, a percepção de tempo desde lá tem mudado rapidamente, principalmente na Ciência. A evolução científica nesse período foi muito rápida em relação a outros momentos da história. Isso se deve ao grande esforço e colaboração dos pesquisadores de diversas áreas e nacionalidades e aos grandes investimentos para que os detalhes dessa doença fossem decifrados. De fato, ainda temos muitas dúvidas sobre o desenvolvimento do vírus, formas de transmissão, eficácia de medicamentos e das vacinas. Porém, sabemos muito mais sobre como prevenir essa doença um ano depois do início da pandemia do que em relação ao que sabíamos no início. A velocidade grandiosa e inédita das novas descobertas causou muitas dúvidas em profissionais da saúde, mas principalmente na população comum.

A falta de entendimento básico da população dos processos que envolvem o desenvolvimento de novos medicamento e vacinas, por exemplo, fizeram com que muitas pessoas duvidassem de várias informações que surgiam dia a dia sobre possíveis tratamentos e prevenção. Fica bastante claro que grupos da sociedade com diferentes interesses, intensificaram essas críticas sobre as grandes novidades que surgiam diariamente sobre o Coronavírus. Independente da motivação para essas críticas, é evidente que a falta de conhecimento básico sobre a ciência ajudou a dividir as opiniões sobre tudo que surgia como novidade sobre a doença. Nesse sentido, torna-se essencial uma formação básica científica não só na universidade, mas também no ensino básico, garantindo que a grande parte da sociedade tenha autonomia para analisar de forma crítica essas informações científicas.

Pensando nessa necessidade, os Colégios Vicentinos começaram a disponibilizar aos alunos do Ensino Médio, em 2021, os itinerários formativos. Dentre eles, destaco o itinerário de Biologia e Química, que tem a proposta de complementar o ensino da formação geral básica com os conhecimentos científicos que serão importantes na vida do aluno, independentemente da profissão que escolher. Nesse itinerário formativo, os alunos aprendem metodologia científica básica, onde encontrar fontes seguras de pesquisa científica, a analisar de forma crítica as informações do cotidiano sobre ciência e muito mais. Todo esse conhecimento é adquirido com a construção de projetos científicos pelos grupos de estudantes, sob a mentoria dos professores de Biologia e Química, que, na prática, desenvolvem todos os fundamentos básicos da Ciência além de alguns conceitos de empreendedorismo.

Vivemos em uma nova era em que a velocidade com que as informações são propagadas devido à globalização é muito rápida e precisamos estar preparados para agir de forma correta diante de tudo isso. É nossa obrigação como sociedade estarmos conscientes da necessidade de combate às Fake News em diferentes áreas, principalmente na Ciência, pois só assim conseguiremos evoluir para sairmos dessa crise sanitária global e nos prepararmos para riscos de novas pandemias no futuro. Viva a Ciência!!!