EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

Prof. Ricardo Bonaldo Daroz -(Professor de Física e Coordenador de área dos Colégios Vicentinos)

Imaginem dois amigos de faculdade. Um é aquele sujeito que sabe quase tudo de eletrônica e programação, enquanto o outro tem uma imaginação enorme e uma boa capacidade para vender. Os dois sozinhos são apenas mais dois estudantes comuns e não conseguem criar nada de especial, mas quando os dois se juntam para trabalhar, eles conseguem desenvolver produtos incríveis. Essa é a história de Steve Jobs e Wozniak, fundadores da Apple, que resolveram juntar suas energias para fazer seu primeiro computador. O que aconteceu é o que chamamos de sinergia. O total alcançado é maior do que a soma das partes sozinhas.

Imagine que você leia uma frase: “a criatividade é uma habilidade que todos os seres humanos possuem”, sem nenhum tipo de contexto. Em uma outra situação, uma pessoa chega e lhe conta uma história com a qual você se identifica, como, por exemplo, a história dos fundadores da Apple, da Microsoft, de grandes atletas do esporte nacional e mundial, de grandes cientistas, médicos, professores, empreendedores em geral. Enfim, conta sobre a vida de alguém que não se achava criativo, mas rompeu seus bloqueios; fala para você sobre como estudar e ter boas ideias, de como elas surgem e apresenta fatos para o convencer da mesma mensagem anterior: a criatividade é uma habilidade que todos temos. Certa vez um psicólogo americano chamado Abraham Maslow disse: “Criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo, criativo é o homem comum do qual nada se retirou”. Em qual dessas hipóteses você acha que vai se sentir mais convencido? Qual delas vai prender mais sua atenção? Em qual delas você se sentirá mais conectado, não só com a história, mas com a pessoa que a conta?

Enquanto uma frase solta é apenas uma afirmação superficial, as histórias têm o poder de transformar a forma como uma mensagem é transmitida e fazer com que o público mergulhe e se envolva na experiência. O trabalho do contador de histórias é, então, ser capaz de guiar as pessoas nesse percurso e tornar o fluxo de informações fluido e natural. Então contar histórias é conectar momentos e é por meio da conexão de momentos que o curso eletivo de Empreendedorismo Criativo dos Colégios Vicentinos está transformando seus alunos em estudantes habilitados a expandir sua capacidade de idealizar e realizar projetos focados no uso da criatividade e de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender projetos pessoais ou produtivos em conexão direta com o seu projeto de vida. Acreditamos que, em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, é essencial que os alunos se tornem, de fato, estudantes e ampliem suas capacidades de leitura de mundo e, consequentemente, sejam mais assertivos na escolha de sua futura profissão e na resolução de situações-problema que o mundo possa lhes apresentar.

Neste primeiro estágio, dentre algumas das descobertas que aconteceram, em especial os estudantes foram conduzidos na compreensão de que, durante a realização de um projeto, o planejamento e a organização são atitudes imprescindíveis e extremamente importantes para que os empreendedores alcancem seus objetivos e que a criatividade é considerada uma das 10 habilidades mais importantes para o futuro, mas que somente 31% das pessoas acreditam que estão vivendo uma vida criativa, segundo um estudo desenvolvido em 2016 pela empresa Adobe.

Essas foram apenas algumas das aventuras e aprendizagens que nossos estudantes vivenciaram no início de nosso curso. Há ainda muitos rios para serem navegados e conhecimentos para serem revelados. Embarquem nessa viagem com os seus filhos.

MATERIAL PRODUZIDO DURANTE AS AULAS