Colégios Vicentinos

O NOVO ENSINO MÉDIO CONECTA-SE AO COMPORTAMENTO DA GERAÇÃO Z E CONTEMPLA DUAS PARTES: A FORMAÇÃO GERAL BÁSICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS.

Tania Favorito – Professora de Geografia e Orientadora Pedagógica dos Colégios Vicentinos

O Novo Ensino Médio é a maior mudança na Educação nos últimos 20 anos. Desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as escolas seguiram um modelo que não se atualizou e deixou de ser atrativo e significativo para os jovens. O Novo Ensino Médio conecta-se ao comportamento da geração Z e contempla duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a parte do novo Ensino Médio comum a todos os jovens de escolas públicas e privadas. São aprendizados obrigatórios, referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que desenvolvem competências e habilidades.
Os Itinerários Formativos são caminhos personalizados que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica e oferecem maior conexão com os interesses e o cotidiano dos jovens. Os itinerários podem ser de três tipos: por área, integrado (com a reunião de duas ou mais áreas) e de formação técnica e profissional.
Cada escola ou sistema de ensino formatará os Itinerários Formativos do seu jeito. Os alunos poderão escolher mais de um, de acordo com seus interesses e com o que a instituição disponibiliza.”

https://sae.digital/bncc-do-ensino-medio/

Antes da reforma, todos os alunos de uma mesma escola tinham exatamente o mesmo formato de ensino médio, com disciplinas iguais e obrigatórias e experiência acadêmica baseada em uma carga horária fixa, destinada a essas disciplinas. A partir da reforma, as mudanças principais trazem como referência o ensino médio de países do exterior, como os Estados Unidos e a Finlândia, onde o aluno tem liberdade de escolha entre as áreas do conhecimento nas quais gostaria de se aprofundar.

O novo ensino médio: veja 4 mudanças e como implementá-las

Aprovada em 2017, a reforma deve ser implementada em escolas de todo o país até março de 2022. Como principal objetivo, as mudanças colocam o jovem como protagonista da vida escolar e apoiam a realização do seu projeto de vida, de modo a promover uma aprendizagem com maior profundidade e que estimule o desenvolvimento integral dos estudantes por meio do incentivo à autonomia e à responsabilidade.

5 perguntas sobre o Novo Ensino Médio

Antes da reforma, as escolas deveriam disponibilizar uma carga horária de 2.400 horas em todo o Ensino Médio. Com a mudança, a carga horária total passa a ser de no mínimo 3.000 horas.
Do total dessa carga horária, 1.800 horas deverão ser usadas para as aprendizagens obrigatórias (Formação Geral Básica), enquanto 1.200, no mínimo, farão parte dos itinerários formativos.

Novo ensino médio 2021: como se preparar?

O Novo Ensino Médio nos Colégios Vicentinos.

O Novo Ensino Médio dos Colégios Vicentino foi implementado em 2021, com os alunos ingressantes nesse segmento (1ª série), garantindo aos que já cursavam as 2ª e 3ª séries completarem a sua formação dentro do modelo no qual iniciaram.

O projeto Vicentino, atendendo à nova legislação, oferta aos seus estudantes além da Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e Cursos Eletivos, para que cada um possa, de acordo com o seu projeto de vida, montar a parte flexível do seu currículo.

Para compor esse currículo, o aluno Vicentino pode optar por no mínimo 2 (dois) dos 4 (quatro) Itinerários Formativos que lhe são ofertados (Linguagens, Química/Biologia, Física/Matemática e Ciências Humanas e Socais Aplicadas). Essa formatação garante ao aluno uma carga semanal mínima de 36 tempos de aula semanais, mas podendo ser ampliada para até 48.

Além dos Itinerários Formativos, os Colégios Vicentinos oferecem alguns Cursos Eletivos (Empreendedorismo Criativo e Educação Financeira), que podem servir como complementação ou suplementação da carga mínima de 1200 horas que o estudante terá de completar até o final do seu Ensino Médio. Caso o estudante opte por todas as possibilidades oferecidas, poderá atingir um total de 50 aulas na semana.

Nos Itinerários Formativos, os nossos alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas por meio dos projetos integradores que envolvem todas as disciplinas que compõem o Itinerário. Todos os projetos têm como objetivos consolidar a formação integral, promover a incorporação de valores universais e desenvolver habilidades. São pensados, considerando-se as “demandas e necessidades do mundo contemporâneo, preparando os estudantes para um mercado de trabalho em transformação, para algumas profissões que ainda nem foram criadas. Esses projetos são estruturados a partir de 4 (quatro) grandes eixos: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e investigação sociocultural e Empreendedorismo.  (Proposta Pedagógica do Sistema de Ensino pH).

Outro aspecto que merece destaque no Novo Ensino Médio, é a forma de avaliação proposta para os Itinerários Formativos. Ao final de cada bimestre, os alunos, reunidos em equipes, apresentam para uma banca de professores e orientadores o resultado final de seu projeto. Os professores lançam aos estudantes uma problemática, que exige uma proposta de intervenção.  Após pesquisas sobre o tema e levantamento de sugestões para soluções, os alunos entregam seu projeto para avaliação da banca. O formato do produto final pode ser desde uma apresentação no Canvas até uma entrevista em forma de podcast. Cada estudante entra com sua habilidade e, dessa forma, existe aprendizado para todos.

Para coroar o Novo Ensino Médio Vicentino, em parceria com a SOMOS Educação e o Sistema de Educação pH, adotamos uma solução digital, substituindo o tradicional material físico: o Learning Book.

Essa opção está inserida em um contexto de transformações cada vez mais complexas e velozes, e a educação não pode ficar para trás: é necessário incorporar a Escola Digital no processo pedagógico e na rotina escolar.

Por meio do Learning Book, alunos e professores têm acesso ao material didático digital e interativo, a conteúdos e exercícios personalizados pelo professor, tarefas, simulados e provas diagnósticas, vídeos, animações, ferramentas colaborativas Google For Education, além de relatórios de desempenho e acompanhamento da aprendizagem.

Todos os alunos têm acesso a essas ferramentas, utilizando um Chromebook, que é um dispositivo concebido pelo Google em parceria com a Lenovo, com um sistema operacional desenvolvido para ser usado na educação. Eles são mais leves e duráveis, mais acessíveis, realizam updates automáticos, iniciam-se em menos de 10 segundos e a bateria dura o dia todo. 

São os Colégios Vicentinos ingressando na era digital, rumo ao Novo Ensino Médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima