A GRANDE APOSTA NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS BILÍNGUES

Ma. Gisele M. B. Périgo –coordenadora da área de inglês dos Colégios Vicentinos)

No contexto brasileiro atual, encontramos várias propostas de educação bilíngue: a educação bilíngue para a comunidade surda, a educação bilíngue indígena, a educação bilíngue em contextos de imigração e de fronteira e a educação bilíngue de línguas de prestígio, cenário no qual estamos inseridos.

Na última década, a expansão de escolas e programas bilíngues, em especial aqueles cuja língua adicional é o inglês, tem sido bastante expressiva. A aprendizagem da língua inglesa vem se tornando cada vez mais indispensável para o desenvolvimento integral da criança preparada para agir no mundo contemporânea.  A quebra de barreiras e fronteiras e a comunicação entre os povos via internet, especialmente no momento atual, em que viagens e intercâmbios desaceleraram devido à pandemia, também contribuíram para o desenvolvimento da interculturalidade e consciência internacional em nosso país.

Não podemos deixar de mencionar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue que aguarda homologação do Ministério da Educação, documentos que fundamentarão as práticas voltadas para o desenvolvimento da educação bilíngue.

Alinhados às transformações do mundo contemporâneo, os Colégios Vicentinos implementaram um programa bilíngue, em parceria com a Editora Macmillan, para os alunos a partir da Educação Infantil.

Neste ano de 2021, estamos com grupos até o 6º ano (Year 6) e pretendemos levar o nosso programa bilíngue até o 8º ano (Year 8) quando os alunos estarão, então,  preparados para seguirem seus estudos no High School dos colégios que oferece um programa em parceria com a W.A.Y. American School.

EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE

Este segmento, ( Pre-K I and Pre-K II), com três aulas semanais dentro do currículo regular, tem como objetivo oferecer a criança o espaço e a oportunidade de  desenvolvimento  da criatividade, do pensamento crítico, da expressão física, social e emocional , da empatia e da compreensão do mundo ao seu redor… e o principal: proporcionar a exposição à língua inglesa de forma natural, com atividades apropriadas à sua idade e em um ambiente onde  brincar é coisa séria!

Sim! Nossas crianças aprendem brincando! Afinal, como Maria Montessori dizia “Play is the work of the child” ( Brincar é o trabalho da criança).

Para que possamos atingir nossos objetivos, contamos com um material  que inclui histórias, canções e projetos  que englobam a cultura Maker, sempre  com foco  na aprendizagem a partir de uma perspectiva prática que engaja as crianças na busca pelo conhecimento, integra conteúdos de diversas áreas do saber e desenvolve habilidades socioemocionais.

O material apresenta ferramentas tecnológicas que são amplamente utilizadas pelos professores; os alunos, por sua vez, têm acesso ao NAVIO APP onde encontram histórias animadas, jogos, canções e vídeos.

INTEGRAL BILÍNGUE- EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Trata-se de um programa oferecido aos alunos do curso Integral dos Colégios Vicentinos com três aulas semanais na Educação Infantil e cinco aulas semanais no Ensino Fundamental I e tem como objetivo o desenvolvimento da língua por meio de atividades lúdicas, contação de histórias e STEM/STEAM.

O lúdico é um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem e para a promoção da expressão livre e espontânea, da comunicação e da socialização.

A contação de histórias estimula a imaginação e torna o processo de leitura mais dinâmico, potencializando a oralidade. A ludicidade em conjunto com a contação de histórias faz com que as crianças se sintam incentivadas, estimuladas, construindo conhecimentos sobre elas mesmas e sobre o mundo na qual estão inseridas.

STEM é um acrônimo em inglês para “Science, Tecnology, Enginnering and Mathematics”, que significam “Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”.

STEAM, por sua vez, une essas mesmas áreas, mas acrescenta o “A” de “Arts” (Artes) a esse conjunto.

No contexto do Integral Bilíngue, as atividades propostas de STEAM/STEM permitem que os alunos resolvam problemas por meio do trabalho colaborativo e como protagonistas de seu aprendizado.