POESIA E CANTORIA NAS AULAS ON-LINE.

Professora Elaine Cristina de Souza (K.R.)

“Quem canta os males espanta” não se sabe ao certo, mas reza a lenda que o famoso personagem Dom Quixote de Miguel de Cervantes proferiu a expressão emblemática e histórica que se faz presente no nosso cotidiano.
Quantas histórias trilhadas por meio dos livros nos remetem a cenas de personagens à beira do rio, cantando, cantarolando, poetizando diante da natureza ou nos afazeres do trabalho.
Estudos da Neurociências apontam que o ato de cantar traz diversos benefícios no desenvolvimento cognitivo, para a memória, além de diminuir a carga de estresse devido à liberação de substâncias como a dopamina que levam ao sistema neural a sensação de prazer.
A cientista americana Loretta G. Breuning, especializada nos mecanismos da felicidade, apresenta uma análise na qual afirma que o cantar é a melhor maneira de aprender a respirar, uma vez que libera o diafragma de várias tensões e administra a respiração de maneira saudável.
Seja cantando na chuva, na grama, na fazenda, por que não cantando on-line, nas aulas remotas que se tornaram protagonistas da contemporaneidade escolar?

Aulas on-line com poesia, com canto, são a adaptação da beleza advinda de séculos encontrando com o futuro que já não está tão tão distante.
Nessa prosopopeia singela, as aulas fizeram-se presentes à condição do estudante da nova geração acadêmica.
A conexão dos sentimentos por meio de trovas, cantos e poesias como estratégia para acolher e fazer sorrir, fazer chorar e fazer viver, é um novo caminho que se apresentou para que sintonia do bem-estar da criança, do jovem, do adolescente, do sujeito agente, permeie a sensibilidade e a essência do humano, criação de Deus.
Seja cantando na chuva, na grama, na fazenda, por que não cantando on-line, nas aulas remotas que se tornaram protagonistas da contemporaneidade escolar.

Se a ciência diz que faz bem, que o cantar atravesse as salas de aula, viaje pela sonoridade rítmica e poética, voando além das fronteiras do Bluetooth, do Hangout, do Tik Tok, ultrapassando a pureza dos ouvidos e alcançando os corações.
E como diz aquela voz que há muito canta e nos encanta nos encontros de outrora com aquele refrão que enche o coração… “Vou cantar, entoar um canto novo…”

Seja lá qual for o ambiente, presencial ou virtual, que a beleza do aprender e viver a vida seja com leveza, seja entoada por cantos que venham do coração e que estejam sempre on-line. =)

A Professora de Português Elaine Cristina, motiva seus alunos a aprenderem a língua Portuguesa de forma criativa e dinâmica com músicas e poesias que encantam não somente seus alunos, mas a escola toda, pois todos se entusiasmam com a sua maneira de ensinar afirma a orientadora pedagógica Tania Favorito, do Colégio Santo Antonio de Lisboa da Rede Vicentina.