ENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

“A vivência dos projetos na Educação Infantil”

Profº Josivânia dos Santos - graduada em Pedagogia- pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/ Orientadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Santo Antonio de Lisboa.

A Educação Infantil dos Colégios Vicentinos tem mais de 200 anos de experiência e sempre foi referência nessa faixa etária. Nossa proposta pedagógica de educação tem por objetivo promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento integral, por meio da metodologia dialógico – reflexiva. Podemos afirmar que é a fase de ouro e a menina dos olhos do Sistema Vicentino de Educação, pois as crianças chegam à escola se deparando com um vasto campo de vivências que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências. Uma dessas práticas são os ambientes preparados e pensados cuidadosamente para a aprendizagem significativa que prioriza experiências que promovam o envolvimento da criança com o meio ambiente e a elaboração de conhecimentos sobre plantas, horta e animais de jardim, sensibilizando-os para o cuidado e a preservação do meio ambiente.
Trabalhar com projeto, nesse sentido, faz com que as várias áreas de conhecimento estejam interligadas, de forma interdisciplinar e transversalidade dos conteúdos primam por uma educação que faz sentido na vida dos pequenos, uma metodologia que envolve a escuta e a participação e estimula a criatividade, a resolução de problemas e o prazer da descoberta, possibilitando competências e proporcionando às crianças os primeiros passos para a construção da autonomia.
O professor de Educação Infantil precisa ter um olhar atento e uma escuta ativa às diversas e provocantes possibilidades de estudos e trabalhos a partir das conversas, dos interesses e das inquietações das crianças acerca do mundo em que estão inseridas, isto é, a escuta torna-se, hoje, o verbo mais importante para se pensar e direcionar a prática educativa por meio de projetos.
É importante pensar de que modo é significativo valorizar a escuta das crianças na Educação Infantil porque, muitas vezes, a criança passa muito tempo na escola e precisa manifestar seus desejos para compreender melhor seu espaço. A relação do professor–aluno é crucial para exercer as atividades em sala de aula, mas é preciso que o professor se mobilize e perceba a presença da criança em sua prática e qual é o lugar que ela está ocupando. Uma relação de respeito prevalece em um processo educativo com qualidade.
Ainda convém lembrar que a escuta facilita a criança enxergar-se como sujeito participativo e protagonista de sua própria história. Não significa que o professor deve fazer suas vontades, mas criar condições para que a criança se desenvolva diante das descobertas, experiências e aprendizagens. É direito da criança frequentar uma escola de Educação Infantil de qualidade que respeite os modos que são próprios dela, isto é, ser, ver, interpretar e compreender o mundo, como garante a BNCC. Eis o encantamento da nossa proposta pedagógica de educação vicentina, que não vê a criança como número, mas como um ser em sua totalidade.
Dessa forma, a escola que trabalha com essa abordagem pedagógica torna-se viva e transformadora por acreditar na capacidade de pensar e de aprender de cada criança, respeitando sempre sua individualidade e seu tempo de aprendizagem.
Nosso desejo é mostrar para todos que é possível realizar experiências positivas e significativas, de sair do lugar quando soubermos fundamentar as nossas escolhas e lutar também em tempos difíceis para mostrar o valor que tem a Educação Infantil na vida das crianças. Em tempos de pandemia, a escola precisa ser um espaço de construção de conhecimento, de esperança, de aprendizagens significativas, de histórias compartilhadas. A escola precisa ser um lugar de vida, um lugar onde as crianças se encantam pelo ato de aprender, sendo online ou presencial.
Adentrar nesse universo é o que nos move como educadores e nos garantem que só experiências bem alicerçadas são capazes de fazer a criança avançar em ambiente seguro e motivador, garante a diretora geral dos colégios vicentinos Irmã. Luci Rocha de Freitas, pois educadores motivados, motivam as crianças a querer aprender e se manter curiosos e havidos para o conhecimento.

Conheça os nossos projetos:

Colégio Santo Antonio de Lisboa
Colégio São Vicente de Paulo – Penha Colégio São Vicente de Paulo – Jundiaí Colégio J.R. Passalacqua