GINCANA CULTURAL- 2021 espaço de criatividade, filantropia e interação

Prof. Luís Claudio Tarallo - Orientador Educacional e Coordenador de Educação Física da Rede Vicentina e Gestor de Esporte e Lazer do Município de Jundiaí

Os Colégios Vicentinos realizaram no mês de maio a 76ª edição da Gincana Cultural, Esportiva e Filantrópica, oportunizando a todos os alunos uma excelente vivência pedagógica e educacional, desenvolvida com muita motivação, emoção e cooperação.
O tema da Gincana sempre segue as diretrizes da UNESCO em consonância com a REDE PEA no Brasil. Neste ano, cada equipe representou um grupo de países que se destaca na Economia Criativa e no Desenvolvimento Sustentável em diferentes setores, como Agricultura Familiar, Turismo, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia de Informação, explorando as políticas culturais, processos e criatividades de desenvolvimento econômico/sustentável e transformações sociais.
As equipes foram divididas em cores diferentes e cada uma representou os setores e países de destaque de cada segmento:

• Agricultura Familiar (Brasil, França e Japão)
  • Turismo (Estados Unidos, Itália e Alemanha)
  • Arquitetura e Urbanismo (China, Emirados Árabes Unidos e Singapura)
  • Tecnologia de Informação: (Índia, Coréia do Sul e Suécia)

O Projeto da Gincana Cultural faz parte das atividades extracurriculares e visa proporcionar ao educando uma formação integral e humanitária, conscientizando-o da importância do respeito ao outro, da cooperação e da justiça através de atividades culturais, artísticas, esportivas, recreativas e filantrópicas. Outrossim, tem o objetivo de trabalhar a autonomia, a criatividade, a liderança, o espírito de equipe e a superação de desafios e adversidades.
A atividade contou com a participação dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sempre com a liderança dos alunos do terceirão.
Com as professoras, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar, em sala de aula, valores e aspectos éticos, além das atividades recreativas desenvolvidas durante as aulas de Educação Física.
O ponto principal da Gincana é a atividade filantrópica, que todos os anos proporciona ações concretas na ajuda aos mais necessitados e, nesta edição, não foi diferente: todas as equipes não mediram esforços para arrecadar alimentos, produtos de higiene, roupas e cobertores para ajudar os sofredores de ruas e outras obras sociais das irmãs vicentinas.
O encerramento foi realizado com drives e carreatas solidárias com a participação das famílias, que decoraram seus carros e contribuíram para a arrecadação com muita alegria e caridade.
O resultado foi sensacional. Seguem os números:

Parabéns a todos pela brilhante cooperação na Gincana Cultural!