OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: VENCE QUEM PARTICIPA

Prof. Me. Renato Zanini - (Professor e Coordenador de área dos Colégios Vicentinos)

O ensino da Matemática nos Colégios Vicentinos tem como foco, desde a Educação Infantil, explorar a linguagem de forma significativa utilizando de recursos pedagógicos que priorizam a problematização. Diante disso, a área proporciona aos estudantes, no decorrer do ensino básico, alguns projetos que contribuem para o exercício do letramento matemático, como por exemplo, o clube do xadrez, o dia do desafio matemático (em comemoração ao Dia Nacional da Matemática) e a participação em olimpíadas internas e externas. No projeto em que organizamos a participação em olimpíadas, os estudantes se envolvem nas competições, mobilizam conhecimentos específicos, exploram as habilidades socioemocionais e, com isso, garantem excelentes resultados no que se refere, principalmente, à formação para a vida.

Em 2020, participamos da olimpíada Canguru de Matemática Brasil que é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. Ao convidarmos os estudantes para o Concurso Canguru de Matemática Brasil, tivemos como objetivos, ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada. Apesar do ano conturbado, vivenciamos momentos incríveis, tanto na aplicação e discussão das provas, quanto na premiação dos estudantes. Vale ressaltar que, anualmente, a participação dos nossos estudantes em olimpíadas se estende às competições internas e à outras competições externas, organizadas pela coordenação da área e pelos professores.

Referência

CANGURU DE MATEMÁTICA.

Canguru de Matemática Brasil, 2021. Página inicial (Quem Somos). Disponível em: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/quem-somos/o-canguru.html>. Acesso em: 22 de maio de 2021.