PROJETO VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL IMPACTOS SOCIOAFETIVOS NA CONVIVÊNCIA ESCOLAR E COM A FAMÍLIA

Soreny de Espírito Augusti - Diretora Adjunta e Orientadora Pedagógica/ Colégio São Vicente de Paulo - Penha

O espaço escolar é um local privilegiado para a construção do conhecimento humano e, nele, as crianças aprendem a ser e a conviver. Desde a Educação Infantil, os verdadeiros valores precisam ser abordados, para a construção da personalidade das crianças.
A Proposta Pedagógica dos Colégios Vicentinos aponta para esse importante aspecto na formação de valores em crianças, adolescentes e jovens, conforme afirma a Diretora Geral dos Colégios Vicentinos, Irmã Luci Rocha de Freitas: Os Colégios Vicentinos devem constituir-se em comunidade que tem por finalidade a transmissão dos valores de vida. Isso consta em nossa Proposta Pedagógica. O projeto tem como ponto de partida a pessoa de Jesus Cristo, que é a medida de todos os valores.Cabe aos Educadores Vicentinos o compromisso de “Amor a serviço da vida”, proporcionando vivências às crianças, para refletirem juntos sobre o comportamento humano, atitudes que levam ao bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e a partilha.
Todos nós sabemos que, no mundo atual, essa aprendizagem torna-se fundamental e deve ser valorizada, pois eleva o grau de compreensão em relação ao outro, desenvolve a percepção de interdependência, a administração de conflitos e o gosto em participar de projetos comuns, para se atingir um determinado objetivo.

Outro aspecto importante é o aprender a ser, pois por meio de reflexões, a criança desenvolve a sensibilidade, o sentido ético, a responsabilidade pessoal, o pensamento autônomo e crítico, a imaginação, a criatividade, a iniciativa e o crescimento integral.
A criança, desde a primeira infância, precisa ser estimulada nessas importantes aprendizagens, e isso só acontece quando são expostas a um ambiente sociointerativo estimulante, proporcionado pela escola.
Diante do cenário de Pandemia, como o que estamos passando, os impactos negativos na educação das crianças tem sido enormes.

Os principais indicadores relacionados à infância mostram os prejuízos para o desenvolvimento psicossocial de crianças que frequentam a Educação Infantil. Esses indicadores foram divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Segundo Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF, “…aumentou o número de crianças com fome, isoladas, ansiosas e que vivem na pobreza. Ao mesmo tempo, diminuiu seu acesso à educação, socialização e serviços essenciais, incluindo saúde, nutrição e proteção…”
A escola precisa ser vista como prioridade para que a educação de crianças aconteça de maneira plena.
Conviver é uma necessidade essencial para os seres humanos e, especialmente, para as crianças.
O isolamento social levou as famílias a assumirem muitas das funções da escola e existem, atualmente, discussões sobre projetos que regulamentam a educação domiciliar no país. Porém, estudos revelam o impacto e os efeitos devastadores de manter crianças da primeira infância afastadas do ambiente escolar.
Educar uma criança em casa está muito longe de toda a riqueza de experiências pelas quais passa uma criança em seu dia a dia na escola.
A relação criança -escola é fundamental.
É no Berçário ou na Educação Infantil que acontece o primeiro contato da criança com o ambiente escolar. A partir desse contato, os vínculos iniciais são formados não apenas com os educadores, mas com todo o universo da educação em si.

Ao verificar os resultados de estudos feitos sobre os hábitos das crianças durante a pandemia, constatou-se que mais de 30% das crianças apresentam níveis baixos de qualidade de sono, de exercícios e de brincadeiras ao ar livre; 32% do tempo de exposição às telas, índice que está acima do considerado adequado.
Dessa forma, torna-se importante e urgente um olhar para as crianças de Educação Infantil.
É necessário que suas necessidades socioemocionais sejam vistas e que se garanta às crianças o direito de estarem no ambiente escolar, relacionando-se com outras pessoas e com outras crianças.
A escola é um lugar vital nessa fase do desenvolvimento.E como nos ensina Jean Piaget :
“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”.

É necessário valorizar esse tempo. E o trabalho contínuo e conjunto entre família e escola é fundamental nessa fase.

Não podemos desperdiçar esse tempo.

Entrevistas e Depoimentos

Depoimento – São Vicente de Paulo – Penha