Uma poderosa ferramenta na formação dos nossos alunos
Os Colégios Vicentinos sempre buscam promover atividades que estimulem a criatividade e a imaginação de seus alunos e alunas. Uma das formas de garantir que isso aconteça é oferecendo aos alunos da Educação Infantil a “Hora do Conto”, momento em que a professora conta para as crianças uma história de forma muito alegre e agradável. Com essa atividade, o aluno é introduzido ao mundo da leitura e da escrita de maneira leve, o que atrai as crianças para o universo da literatura de maneira permanente.
Atualmente, quem está à frente desse projeto é a professora Camila Fernandes Cunha. Formada em Artes Visuais, a professora Camila trabalha nos colégios vicentinos há 16 anos. Para Camila, contar histórias significa voar com as asas da imaginação. A especialista ainda afirma que o seu trabalho forma seres curiosos, que têm gosto pela descoberta.
No dia 4 de abril de 2022, os alunos dos 3° anos C e D tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência da “Hora do Conto”. Para alguns alunos, essa experiência ocorreu pela primeira vez; enquanto para outros, esse momento foi um convite a reviver momentos felizes que tiveram durante a Educação Infantil.
A professora Camila contou aos alunos dos terceiros anos a história “E se a água acabasse?!”, transmitindo conhecimentos sobre a importância do consumo consciente da água.
Segundo os alunos do 3° ano C, essa experiência representou um momento de muito aprendizado sobre um tema de extrema importância em nossas vidas. Os alunos relataram ainda que se sentiram interessados pelo assunto e ficaram felizes de participar de uma atividade diferente.
Já para os alunos do 3° ano D, participar da “Hora do Conto” significou um momento muito prazeroso, que proporcionou uma viagem fantástica ao mundo da imaginação.
Pelo discurso dos alunos, podemos verificar que, independente da idade, ouvir histórias é uma atividade prazerosa e muito significativa. É uma forma de explorar um universo novo a partir da fantasia. É o momento em que a criança sonha acordada. Dentro desse contexto, o professor faz a mediação desse momento especial, garantindo que os alunos desenvolvam habilidades importantes para a vida toda.