Medicina preventiva e sua importância

Quem e onde se pratica a medicina preventiva?

O princípio da medicina preventiva é estimular que a população frequente periodicamente consultórios médicos.

Os profissionais de saúde, relacionados ao serviço público, atuam a partir de dados epidemiológicos com a perspectiva de prevenir a doença. Eles atuam na área preventiva e têm a perspectiva de permitir uma intervenção para a minimização do dano na prática médica denominada “medicina familiar”.

Na prática, a medicina preventiva estabelece cuidados diários que ajudam a promover o bem-estar e a realização de exames periódicos.

As estratégias dessa especialidade médica são divididas em quatro estágios:

• Primário – prevenir a doença antes que ela se desenvolva;
  • Secundário – diagnósticos precoces para impedir o desenvolvimento da doença e a tratar em seu estágio inicial;
  • Terciário – medidas para diminuição dos sintomas da doença;
  • Quaternário – métodos para minimizar os efeitos colaterais de procedimentos considerados excessivos e, até mesmo, evitar a realização deles nos sistemas de saúde.

O aluno Christian Xavier L. de Souza, do 7º ano, entrevistou o psicólogo David para obter mais informações:

P: O que é para você medicina preventiva?

R: É promover o bem-estar, identificar os fatores de tal doença e promover suporte às pessoas.

P: Por que a medicina preventiva é importante para você?

R: Para dar suporte às pessoas doentes e para fazer projetos, disseminar para toda a população e, com isso, emitir gravidades da patologia.

P: Como você atua com a medicina preventiva?

R: Através de entrevistas individuais e identificação da queixa da pessoa e, com isso, é feito um plano de tratamento para que isso não se agrave, além disso, faço palestras em escolas para conscientizar os estudantes sobre possíveis problemas emocionais que eles passam a enfrentar e como lidar com isso.

Alunos:

Christian Xavier Limpias de Souza 7º ano A