Colégios Vicentinos

Olimpíadas de Matemática dos Colégios Vicentinos

Histórico, perspectivas e visão da comunidade escolar

As Olimpíadas de Matemática e a Cultura Escolar​

Desde o seu início, as Olimpíadas de Matemática dos Colégios Vicentinos têm sido uma jornada notável de sucesso. Os alunos mergulham nesse desafio desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para uma cultura vibrante de participação ao longo dos anos. A semente desse percurso é plantada quando os pequenos estudantes, curiosos e ansiosos, embarcam nas primeiras edições das olimpíadas. O entusiasmo cresce à medida que descobrem a fascinante beleza da Matemática. O incentivo contínuo dos educadores, aliado ao apoio das famílias, solidifica a participação ativa dos alunos, estabelecendo raízes profundas na cultura escolar.

Conforme essas mentes brilhantes amadurecem, suas habilidades matemáticas também se aprimoram. O desafio consolidou-se como uma tradição anual, unindo sucessivas gerações de estudantes em busca de um entendimento mais profundo da matemática. O ambiente, embora competitivo, é permeado pela amizade, impulsionando o crescimento acadêmico e fortalecendo os laços entre os participantes.

Recentemente, a colheita de sucesso dessas Olimpíadas de Matemática tornou-se evidente. Nossos alunos, agora especialistas matemáticos em ascensão, não apenas participam com entusiasmo, mas também colecionam conquistas impressionantes. Medalhas, certificados e reconhecimentos transformaram-se em sinais tangíveis do compromisso e da excelência que esses jovens matemáticos demonstram. Porém, essa jornada de sucesso transcende meros números e fórmulas; é sobre a construção de habilidades, confiança e uma paixão inabalável pela resolução de problemas. As Olimpíadas de Matemática consolidaram-se como um pilar essencial da experiência educacional nos Colégios Vicentinos, capacitando mentes para enfrentar desafios que ultrapassam os limites tradicionais.

À medida que celebramos cada vitória e contemplamos o futuro, enchemo-nos de orgulho ao observar como essa iniciativa não apenas alterou a perspectiva dos alunos em relação à disciplina Matemática, mas também influenciou significativamente sua abordagem diante dos desafios em suas próprias trajetórias pessoais. Estamos testemunhando o florescimento de futuros líderes e inovadores, todos moldados pelo desejo inabalável de alcançar o sucesso.

A Equipe de Educadores Matemáticos dos Colégios Vicentinos

No cerne do nosso compromisso com a excelência educacional está a notável equipe de professores dos nossos colégios, cuja dedicação reside em transformar o aprendizado da Matemática em uma jornada prazerosa, significativa e desafiadora. Esse grupo excepcional é formado por pedagogos e especialistas que não só possuem vasta experiência, mas também titulações acadêmicas, incluindo mestres e doutores na área.

A equipe, apaixonada pela nobre arte de ensinar Matemática, dedica-se incansavelmente a transformar as aulas em experiências envolventes. Seu propósito é transcender os conceitos tradicionais, tornando a Matemática acessível e instigante para todos os alunos. O empenho

incessante dessa equipe se reflete na construção de uma base sólida que promove o sucesso dos estudantes nas olimpíadas.

Os educadores vicentinos transcendem a simples atenção aos alunos naturalmente inclinados para a Matemática. Ao invés disso, adotam uma abordagem inclusiva, compreendendo as necessidades individuais de cada estudante, desde aqueles que estão dando os primeiros passos na disciplina até os que já demonstram grande afinidade. A equipe se empenha em adaptar o ensino, assegurando que todos se sintam desafiados e motivados. Isso significa que o suporte oferecido é personalizado, possibilitando que cada aluno desenvolva suas habilidades conforme avança. As estratégias pedagógicas inovadoras não apenas incentivam uma compreensão profunda dos conceitos, mas também nutrem a paixão pela resolução de problemas e desafios matemáticos.

Ao preparar os alunos para as olimpíadas, essa equipe excepcional busca não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também estimular o amor pela Matemática como uma ferramenta poderosa para a vida. Com a convicção de que cada estudante possui o potencial para alcançar o sucesso, independentemente do nível inicial de afinidade, esses educadores estão moldando um futuro no qual a Matemática transcende sua posição meramente curricular, tornando-se uma fonte de inspiração e realizações notáveis.

Pedagogas e Equipe Diretiva dos Colégios Vicentinos: um olhar visionário sobre a participação dos alunos em Olimpíadas

Representando a equipe diretiva e os orientadores dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio dos Colégios Vicentinos, a diretora adjunta Elenir Aparecida Minutti Ferretti, do Colégio São Vicente de Paulo (Jundiaí), e a orientadora educacional Nelmara Porto Prebianchi, do Colégio J. R. Passalacqua, destacam, em seus depoimentos, os benefícios proporcionados pelas Olimpíadas de Matemática e outras competições similares.

Elenir Aparecida Minutti Ferretti

Quando iniciamos o ano letivo, muitos são os projetos, as atividades pensadas pelas áreas, pelos coordenadores, professores, para que os nossos alunos possam ser estimulados e consigam ir além. Como exemplo, podemos citar as olimpíadas. Como é gratificante, quando recebemos através de um grupo de educadores externos, a premiação de um aluno nosso por se destacar em uma olimpíada. É claro que, para formar destaques, é necessário um bom planejamento, estratégias, objetivos e conteúdos pensados e, não só pensados, mas especialmente preparados e bem sintonizados nessa organização e colocados em prática. Participar de uma olimpíada exige dedicação, disciplina, envolvimento por parte dos professores e alunos, e, especialmente dos alunos, que estejam dispostos a desafiar-se. Tornar o aluno apto e decidido a participar de uma olimpíada exige um trabalho contínuo e rotineiro. E, foi exatamente isso que o coordenador da área de Matemática e os professores definiram como meta e já aplicam há alguns anos nos Colégios Vicentinos.

 Nós podemos dizer que a princípio era apenas um projeto. Ao longo dos anos, tornou-se a base para o incentivo e a participação dos nossos alunos, não apenas nas Olimpíadas de Matemática Interna e Externa, como também em outras olimpíadas das demais áreas do conhecimento. A Olimpíada Interna de Matemática, que é aplicada aos nossos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, tem contribuído muito para que os estudantes se sintam aptos aos desafios propostos em olimpíadas externas, não só em Matemática, mas em outras áreas do conhecimento. E, assim, nós notamos nas séries finais do Ensino Fundamental e também em todo o Ensino Médio, a presença de alunos mais engajados e focados em obter resultados com desejo de superação. É notadamente sentido nos estudantes que participam das Olimpíadas um grau maior de maturidade, responsabilidade e novas aprendizagens. Eles desenvolvem um interesse pelos conteúdos acadêmicos, especialmente desenvolvem a inteligência emocional porque acabam fazendo parte de um grupo e muitas vezes se envolvem externamente com outros alunos e, portanto, tornam-se mais independentes na resolução de problemas, na aplicação do raciocínio lógico e no desenvolvimento da criatividade. Essa participação, esse envolvimento acabam despertando alguns sentimentos, como de gratidão e de orgulho. Orgulho por termos em nossos colégios profissionais tão competentes e que, rotineiramente, despertam tantos talentos. Ver os nossos alunos cada vez mais estimulados ao desafio é algo extremamente gratificante. E, como educadora, eu tenho a plena convicção de que realmente estamos no caminho certo.

Nelmara Porto Prebianchi

“A Olimpíada de Matemática, para os nossos colégios, representa um dos grandes eventos que promovem a integração dos estudantes de diferentes faixas etárias. Queremos incentivar o ensino de Matemática

, estimular os estudos e descobrir talentos, já que a nossa proposta pedagógica visa ao desenvolvimento global do estudante. Além dos estudantes aprofundarem seus conhecimentos matemáticos e habilidades acadêmicas, notamos que o seu desempenho global melhora em todas as áreas.”

A equipe de orientadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental traz relatos extremamente pertinentes sobre as Olimpíadas de Matemática. Algumas delas, como Silvia Fontana Piantavinha, Elisabete Reynaldo Cosentino Batista e Thays Machado Nascimento, compartilharam seus depoimentos.

Silvia Fontana Piantavinha

“A importância das Olimpíadas de Matemática nos Colégios Vicentinos é multifacetada e podemos destacar alguns pontos. Primeiro: estímulo ao aprendizado de Matemática. A competição incentiva estudantes de todas as idades a se desenvolverem mais profundamente com a Matemática, indo muito além do currículo escolar regular. Segundo: as questões da prova geralmente exigem raciocínio lógico e habilidade para resolver problemas, o que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas capacidades nos participantes. 

 Terceiro: identificação de talentos. As competições podem ajudar a identificar alunos que têm habilidades especiais em Matemática, permitindo que eles sejam incentivados e desafiados de maneira adequada. Quarto: motivação através da competição. Para muitos estudantes a natureza competitiva é um estímulo para se desafiarem e melhorarem suas próprias habilidades e conhecimentos. Quinto: preparação para futuras competições. Para os que desejam participar de olimpíadas de Matemática ainda mais avançadas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática ou mesmo a Olimpíada Internacional de Matemática, as demais olimpíadas servem como um excelente recurso de preparação. Sexto: inclusão. As olimpíadas das quais participamos, com a maioria dos alunos dos anos iniciais, procuram ser inclusivas e muito acessíveis, oferecendo vários níveis de dificuldade para que estudantes com diferentes habilidades possam participar. Sétimo: reconhecimento e premiação. Os participantes de alto desempenho são frequentemente reconhecidos e premiados, o que pode ser um fator de grande satisfação e encorajamento para o aluno.”

Elisabete Reynaldo Cosentino Batista

“A participação nas Olimpíadas incentiva muito o ensino da Matemática e, por meio delas, descobrimos talentos entre os nossos estudantes. Além do mais, amplia o conhecimento matemático, torna o estudo da Matemática interessante e contextualizado, além de estimular o prazer e a satisfação intelectual na resolução de problemas matemáticos. Sentimos os alunos muito empolgados em participar desses momentos, bem como interessados em treinar e realizar exercícios antes do dia da aplicação dos testes.”

Thays Machado Nascimento

Aqui, no Colégio São Vicente de Paulo – Penha, achamos muito importante a participação dos nossos alunos em olimpíadas, sejam elas internas ou externas. A Olimpíada Interna de Matemática foi muito significativa para o desenvolvimento dos alunos e para o ambiente educacional como um todo. No ano de 2023, observamos diversos benefícios que essa iniciativa pôde proporcionar aos nossos alunos, estimulando o interesse pela disciplina de matemática. 

“Foi uma experiência diferente de sala de aula, com desafios empolgantes que despertaram a curiosidade e o entusiasmo dos alunos pela Matemática. As professoras desenvolveram tarefas e desafios criativos que desmistificaram essa área do conhecimento, mostrando que os desafios matemáticos podem ser envolventes. Ao se deparar com essa disciplina, de forma lúdica e desafiadora, os alunos se sentem motivados, exploram assuntos com mais interesse e autonomia. Constatamos o talento de muitos alunos ao darmos a eles oportunidades de aprofundar conhecimentos e de desenvolver diversas habilidades. Ao lidarem com esses desafios, os alunos aprendem a pensar de forma crítica, analisam situações complexas e podem formular soluções eficazes. A Olimpíada também contribuiu para o desenvolvimento da autoconfiança. Passa a ser um complemento para o ensino regular, aprofundando e enriquecendo o conhecimento de cada aluno. Podemos afirmar que as Olimpíadas são ferramentas poderosas para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos alunos.”

Representando as professoras pedagogas dos Colégios Vicentinos, que trabalham diariamente em sala de aula com nossos estudantes do início do Ensino Fundamental, as professoras Flávia Julieta Salles Aguiar Fernandes e Nádia Maria Busato Marques também compartilharam seus depoimentos sobre as Olimpíadas de Matemática.

Flávia Julieta Salles Aguiar Fernandes

“A Olimpíada de Matemática desafia os estudantes a desenvolverem habilidades básicas e cada vez mais avançadas, promovendo o estímulo da criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas simples e complexos. Eu acredito que a Olimpíada de Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem se mostrado como uma ferramenta valiosa para identificar e incentivar os alunos que são talentos na área. Eu já presenciei alunos relatando que a Matemática é uma área do conhecimento difícil, que não a entendem, mas que a competição presente na Olimpíada ajudou a desmistificar essa ideia. Os alunos mostraram-se mais interessados e atraídos ao resolver os desafios propostos nas aulas.

 Creio que essas Olimpíadas incentivam os alunos a se destacarem e a aperfeiçoarem suas habilidades matemáticas. O envolvimento nas competições de matemática contribui para a formação de uma cultura educacional mais dinâmica, na qual a busca pelo conhecimento vai além da sala de aula. Principalmente, no que diz respeito ao raciocínio lógico e à habilidade de resolver os desafios. Mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Olimpíada pode influenciar na formação dos futuros profissionais. Pois um aluno que gosta, ou passa a gostar da área de Exatas, poderá futuramente escolher um curso relacionado. Dessa forma, as Olimpíadas promovem o desenvolvimento pessoal, intelectual e preparam os alunos para um futuro acadêmico e profissional. Penso que, acima de tudo, superar esses desafios nas competições em Matemática é uma conquista significativa para todos. Essa participação contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, autoestima, ajudando os alunos a enfrentarem esses desafios futuros com mais segurança. Uma vez que os alunos estejam envolvidos em competições matemáticas, os Colégios criam um ambiente no qual o aprendizado é valorizado. Elas incentivam todos os estudantes a se esforçarem para alcançar seu potencial máximo.”

“As Olimpíadas de Matemática estão presentes em nossos colégios há alguns anos. Participar desse trabalho contribui de forma significativa para a formação de todos os participantes, alunos e professores, porque incentiva a compreensão da Matemática. Os alunos se sentem motivados a melhorar a aprendizagem dessa área do conhecimento, mas cabe a nós, professores, oferecermos a eles a oportunidade de desenvolverem suas habilidades, aguçando suas curiosidades, desenvolvendo neles a criatividade e o raciocínio. O estudo de maneira interessante e contextualizada aproxima os estudantes do universo da Matemática e estimula a capacidade de resolverem problemas. Sendo assim, é um projeto de grande relevância para todos os envolvidos.”

Nádia Maria Busato Marques

Conquistas mais do que merecidas: relatos sobre “foco” e “percursos de estudo” de alguns dos nossos estudantes já premiados

Karla Auler e João Gabriel Auler Marinho

Simone Camacho Gonzalez e Vitor Gonzalez Maropo Ramos

Entrevistadores: Bruno Luis Brignani Rodrigues, Miguel Oliver Rocha Bandeira e Rafael Ferin Bernardes. 
Entrevistado: Nicolas Gabriel Petean Zanini

Entrevistadores: Felipe Pedras Martinelli, Laura Antunes Detilio e Maria Luisa Veronezi Miranda Ibacache            Entrevistada: Ana Clara Cruz Neves

                                         Entrevistadores: Lucas Pacheco Carrières e Valentine Dominicale Cervante.                         Entrevistado: Arthur Valli Luiz Corrêa

                                                          Entrevistadora: Maria Fernanda Cardoso Martins.                                                                 Entrevistado: Lucas Ramos Lucente

Momentos Inesquecíveis do Ano Letivo de 2023

Premiação da 27ª Olimpíada de Matemática da Astra
Premiação da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp
Premiação da 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas)
Premiação da 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas)
Previous slide
Next slide

Premiação da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp

O papel das Olimpíadas na futura vida acadêmica dos estudantes: uma constatação dos alunos do Ensino Médio

As Olimpíadas de Matemática desempenham um papel crucial no aprendizado dos estudantes e em suas trajetórias acadêmicas. Por essa razão, as oportunidades de participação devem ser muito bem aproveitadas. Atualmente, as competições olímpicas podem abrir portas para ingresso em universidades renomadas. Por exemplo, a OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) reserva vagas para alunos medalhistas em cursos de exatas na Universidade de Campinas. Além disso, instituições como Unicamp, Unesp e USP também reservam vagas para alunos medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). A participação dos estudantes em Olimpíadas não só contribui para sua aprovação em universidades nacionais e estrangeiras de renome, mas também amplia sua compreensão de problemas matemáticos e suas soluções. Isso proporciona um avanço significativo, complementando seus estudos e preparando-os adequadamente para os vestibulares. Portanto, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, os estudantes podem enriquecer sua formação ao se inscreverem em diversas Olimpíadas, buscando constantemente superar-se e alcançar possíveis premiações e benefícios acadêmicos.

Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental contam sobre as Olimpíadas das quais pretendem participar em 2024

Durante o ano letivo de 2024, os estudantes dos Colégios Vicentinos terão a oportunidade de participar de diversas Olimpíadas de Matemática, incluindo a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e a Olimpíada de Matemática da Astra. A participação nesses eventos visa aprimorar o conhecimento matemático, desenvolver o raciocínio lógico e preparar os estudantes para os desafios acadêmicos futuros. É importante que os alunos estejam cientes das características de cada uma dessas competições para uma participação efetiva.

OLIMPÍADA CANGURU DE MATEMÁTICA - BRASIL

A Olimpíada Canguru de Matemática – Brasil é direcionada a alunos de escolas públicas e privadas, abrangendo do 3.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio. Essa olimpíada consiste em uma única fase, composta por questões de múltipla escolha, programada para ocorrer em março de 2024. Todos os alunos que participarem da prova, independentemente de obterem status de premiação, receberão um certificado gratuito de participação. Os estudantes serão agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze ou menção honrosa, dependendo do seu desempenho. As inscrições serão realizadas pelos professores dos Colégios Vicentinos. Para mais informações e acesso às provas de anos anteriores, visite o site https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS (OBMEP)

Destinada aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) consiste em duas fases distintas: a primeira fase, composta por uma prova de múltipla escolha com 20 questões para todos os participantes, e a segunda fase, que inclui 6 questões discursivas. Para a segunda etapa, serão selecionados 5% dos candidatos com as melhores notas na primeira fase. A data da prova da primeira fase está agendada para o dia 04 de junho e será realizada na própria escola, enquanto a prova da segunda fase está programada para o dia 19 de outubro, às 14h30, em uma escola-polo de cada município. A premiação é concedida por meio de medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. As inscrições dos alunos interessados serão realizadas pelos professores dos Colégios Vicentinos. Para mais informações e acesso às provas de anos anteriores, visite o site https://www.obmep.org.br/

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNICAMP – OMU

Destinada aos alunos de escolas públicas e privadas, a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) abrange desde o 8.º ano do Ensino Fundamental até os estudantes da 3.ª série do Ensino Médio. Trata-se de uma competição realizada em equipes, cada uma composta por 3 alunos e 1 professor responsável, distribuídas em dois níveis: Alfa, para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e Beta, para estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. As provas consistem em questões dissertativas, divididas em três fases, sendo as duas primeiras realizadas de forma on-line e a terceira presencialmente. Devido à natureza dissertativa das provas, as equipes devem resolver as questões, apresentando argumentos de forma clara e precisa. A qualidade da redação também é considerada na pontuação. As equipes vencedoras são premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, e todos os participantes recebem certificados de participação com certificação digital emitidos on-line. As inscrições dos alunos interessados serão realizadas sob orientação dos professores. Para mais informações e acesso às provas de anos anteriores, visite o site https://www.olimpiada.ime.unicamp.br/ Em breve, a organização da OMU disponibilizará o regulamento desta olimpíada.

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA ASTRA – JUNDIAÍ

A Olimpíada de Matemática da Astra é exclusiva para os alunos do 9.º ano das escolas públicas e privadas da cidade de Jundiaí e região. Esse evento é composto por duas fases distintas: a primeira fase, realizada nas próprias escolas dos participantes, consiste predominantemente em questões de múltipla escolha, enquanto a segunda fase ocorre nas instalações da empresa Astra e apresenta questões dissertativas. Para a segunda fase, serão selecionados os dois melhores participantes na primeira etapa. A premiação inclui notebook, impressora e tablet para os 10 primeiros colocados na classificação geral. No site https://www.astra-sa.com/olimpiada-de-matematica.asp, você encontrará todas as informações relevantes, bem como as provas de anos anteriores para auxiliar na preparação para essa olimpíada. As inscrições dos alunos interessados serão realizadas pelo professor de Matemática do 9.º ano do Colégio São Vicente de Paulo, em Jundiaí. Em breve, a Organização da Olimpíada da Astra disponibilizará o regulamento completo desse evento.

                                                                                          Prof. Me. Renato Zanini

“Caro time brilhante de estudantes e colegas,

É com grande alegria e satisfação que compartilho com vocês as conquistas excepcionais que alcançamos nas recentes Olimpíadas. Como coordenador da área de Matemática e líder de um grupo formidável de 11 professores dedicados, não poderia estar mais orgulhoso do nosso desempenho coletivo e do talento brilhante que cada um de vocês demonstrou. Nossos estudantes não apenas enfrentaram desafios complexos, mas também se superaram com maestria, conquistando medalhas e reconhecimentos que refletem não apenas o conhecimento, mas a paixão que compartilhamos pela Matemática. Cada uma dessas vitórias é um testemunho do esforço conjunto, da dedicação incansável dos professores e do comprometimento dos alunos em alcançar a excelência. Esse sucesso não é apenas um reflexo de nossos esforços, mas também um incentivo para continuarmos avançando e superando limites. Por conseguinte, meu coração está repleto de gratidão, não apenas pelos prêmios e medalhas, mas pela jornada incrível que compartilhamos. Ver nossos alunos prosperarem e florescerem no campo desafiador da Matemática é verdadeiramente recompensador. Agora, quero dirigir-me diretamente aos nossos alunos, a fonte de nossa inspiração e a razão pela qual trabalhamos tão arduamente. Vocês são a alma dessas conquistas, e é com grande entusiasmo que os convido a se juntarem a nós nas próximas Olimpíadas de Matemática. Queridos estudantes, a Matemática é mais do que uma disciplina acadêmica; é uma jornada emocionante, uma aventura intelectual que desafia a mente e estimula a criatividade. As Olimpíadas de Matemática não são apenas uma competição, mas uma oportunidade para explorar o extraordinário, para testar seus limites e para descobrir o potencial ilimitado que reside em cada um de vocês. Lembrem-se, o caminho para o sucesso é pavimentado com desafios, mas são esses desafios que nos fazem crescer, aprender e nos tornarmos verdadeiros campeões. Junte-se a nós nessa jornada emocionante, e vamos continuar a fazer história juntos. Estou ansioso para testemunhar o brilho de suas mentes, suas inovações matemáticas e o espírito de equipe que sempre nos caracterizou. Que a paixão pela Matemática continue a nos impulsionar a alturas ainda maiores.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima