Benefícios das atividades físicas no combate às doenças
Você sabia que fazer atividades físicas frequentemente ajuda a combater doenças físicas e mentais? Atividades físicas são qualquer movimento voluntário produzido pela musculatura que resulte em gasto calórico, ou seja, passear com o cachorro, pular corda, correr, jogar futebol, praticar esportes, entre outros. Então, toda vez que nossos pais brigam conosco porque não praticamos essas atividades, isso não é à toa, sempre que nos exercitamos estamos ajudando nossos corpos.
As atividades físicas aliadas a hábitos saudáveis, como o de manter uma boa alimentação, podem evitar muitas doenças, dentre elas, a obesidade, que leva muitas pessoas ao óbito prematuramente. Além da obesidade, as atividades físicas podem ajudar a controlar o diabetes, a evitar doenças cardiovasculares, respiratórias e musculares, controla o nível de pressão arterial, o colesterol e ajuda na prevenção da osteoporose, mantendo os ossos ativos e saudáveis. De acordo com a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, é preciso praticar somente 150 minutos de exercícios semanalmente.
Desde a idade juvenil considerando todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade podem perceber a importância da atividade física, uma vez que se tornam evidentes a evolução dos estímulos corporais, funcionamento de memória e do organismo em geral. Portanto, a atividade física beneficia seus pulmões, a sua respiração, seu coração, seus músculos e seu crescimento. Também não podemos nos esquecer da influência das atividades físicas no combate e tratamento das doenças mentais, como depressão, além de ajudar o cérebro a relaxar, aliviando o estresse.
Conclui-se, assim, que a prática regular das atividades é capaz de promover inúmeras vantagens para o corpo humano: melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardíacas e auxilia na manutenção ou perda de peso. Além disso, melhora o nosso bem-estar mental e aumenta o nível de energia, relaxa o corpo e melhora a qualidade de sono, reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, entre muitas outras coisas. Isso tudo se aliada a 7 a 11 horas de sono diárias e a uma alimentação saudável. Alguns exemplos de atividades físicas para você se animar são: pilates, musculação, corrida, caminhada, natação, hidroginástica, andar de bicicleta, abdominais e entre muitos outros.