Apolinário Martins - (Músico , compositor e coordenador da área de música dos Colégios Vicentinos)
A música nos acompanha desde sempre. Na grande maioria do tempo estamos em contato com ela, seja na sala de espera de um consultório, indo para o local de trabalho, no carro, no ônibus, em casa… enfim , em quase todos os lugares.
E nesse período em que estamos vivendo , de medo, isolamento, incertezas e muitas perdas, podemos reparar algumas mudanças no nosso estado mental, um aumento da ansiedade e tensão, por exemplo. Por isso, a escuta musical pode colaborar para aliviar esses sintomas, já que, de todas as linguagens artísticas, talvez a música seja a que mais aflore as nossas emoções, por ser capaz de ativar diversas áreas cerebrais e, sobretudo, mexer com nossa memória afetiva, remetendo-nos a um passado feliz , de lembranças de entes queridos, de momentos alegres ou tristes.
Nesses tempos de pandemia, a música tem sido companheira diária de milhões de pessoas, seja com o auxílio do rádio ou, como é mais comum hoje em dia, pelas redes sociais. Ela nos emociona, nos conforta, nos traz esperança de dias melhores e nos ajuda a passar por esse momento difícil de uma forma menos dolorosa.
Então, aproveitem esse período para ouvir, cantar, dançar e curtir suas músicas preferidas, pois, como diz o dito popular: Quem canta seus males espanta
Parabéns Professor Apolinário, adoramos ouvir você cantando!