Colégios Vicentinos

Conhecendo o Brasil

Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil. Ela  possui  4 estados, que são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul  e Distrito Federal. De acordo com o IBGE,  em 2018,  essa  região possuía  16,09 milhões de habitantes e o Distrito Federal, 2.974.703. A região Centro-Oeste  é a menos populosa entre em relação às demais regiões do Brasil. 

Você sabia que a região Centro-Oeste brasileira foi uma área espanhola, devido ao Tratado de Tordesilhas? Durante quase dois séculos, apenas jesuítas espanhóis aventuravam-se nas áreas interioranas para catequizar nativos, nas chamadas missões jesuíticas.
Com relação aos aspectos naturais, o Centro – Oeste apresenta um clima tropical semi úmido e úmido. A vegetação da região é bem diversificada, possuindo predominantemente o bioma do cerrado, mas também há o pantanal e a Floresta Amazônica. E em alguns estados a agricultura é facilitada porque possui a terra roxa famosa por ser um solo fértil. Mas na maior parte da região Centro-Oeste os solos têm baixa fertilidade.

Pantanal matogrossense – https://blog.biologiatotal.com.br/

Em relação ao relevo há três tipos: planaltos, depressões e planícies. A principal atividade econômica é a agricultura com a criação de gado, soja, arroz, cana–de–açúcar, entre outros. Por esse motivo, as paisagens da região são fortemente ameaçadas e há perda da fauna e da flora.
Essas belezas naturais são importantes porque atraem vários turistas, o que contribui bastante para a economia bem como as práticas agrícolas e pecuaristas desenvolvidas nos planaltos do pantanal mato-grossense. Assim, essa região tem uma grande importância no setor primário.
Além das belezas naturais que atraem os turistas, também há a cultura e as festas que são diversas, como por exemplo A Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas em Goiás, que recebem mais ou menos 10 mil turistas por ano. Há também no Mato Grosso uma manifestação chamada cururu, que pode ser dançada ou realizada em forma de desafio entre violeiros. A culinária típica, que tem uma grande influência do Paraguai, também pode atrair muitos turistas, com tererê, chipas (semelhante a um pão de queijo). O que se destaca também na culinária da região Centro-Oeste é o arroz carreteiro com guariroba, pamonha de milho verde e pratos a base de peixe.

Mulheres fazem apresentação de dança típica de MS durante evento —   Mato Grosso  –   Foto: Cristiane Luca~

Samuel Alves de Jesus Nº7                                              

Região Norte

 A região Norte tem uma economia não muito diversificada: as atividades são a de extrativismo mineral e vegetal; turismo devido à floresta amazônica e a festas populares. Apesar de não ser uma região muito industrializada, tem um importante parque industrial, o polo industrial de Manaus, criado durante o governo militar com o interesse de urbanizar a região Norte.

A região norte possui muitos problemas em locomoção por suas péssimas estradas. As duas piores rodovias são a BR-230 (transamazônica) e a BR-319.

BR-230

A Região Norte possui 7 estados que são eles: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. Ela é a região com mais rios no Brasil, é úmida e rica em biodiversidade. O estado de Tocantins antes fazia parte de Goiás, foram separados pela constituição de 1988 e o rio mais famoso e importante é o rio Amazonas.

 A sua população é bem miscigenada: indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, paranaenses, nordestinos, africanos. Um dos símbolos mais marcantes dessa cultura é o Boi Bumbá, fruto da influência da cultura africana.

Rio Amazonas

Você sabia que a Região Norte é a maior região do Brasil? Ela é tão grande que muitos países cabem nela, e se destaca pela existência da floresta amazônica e também por ter muitas espécies de animais e plantas. Alguns exemplos de animais são: onça pintada, capivara, arara-vermelha, quati, uirapuru, jacaré-açú, cobra sucuri, tartaruga-da-amazônia,preguiça real, mico-de-cheiro,sagui-imperador, jaguatirica, tucano-de-bico-preto e arara azul. Em relação às plantas: vitória-régia, seringueira,bromeliácea, guaraná, castanheiro e sapucaia.

Nordeste

Você sabia que uma das características do sertão nordestino é que ele apresenta pouca umidade e é muito quente além de possuir índices baixos de pluviosidade? Por isso há várias plantas adaptadas a viver com pouca água no bioma chamado caatinga.
Você sabia que os povos nordestinos gostam bastante de festas, como festas juninas?

As principais festas representativas da cultura do Nordeste são comemoradas no mês de junho.
As festas juninas são comemoradas com decoração, músicas e danças, como forró. A decoração é composta por bandeirolas, balões e fogos de artifício.
As festas juninas fazem homenagem aos santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06), e falando nisso as comidas de milho e de coco são típicas da época.
Alguns exemplos de comidas da região são: cuscuz nordestino, o clássico acarajé baiano, e principalmente a tapioca, hummmm quem não gosta de uma tapioca?

Você sabia que a economia do nordeste é formada por atividades de agropecuária e industriais, também pelo turismo e comércio?
O nordeste tem mais de 56 milhões de habitantes. A região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.

O nordeste é um local muito procurado pelos turistas por causa das praias.

A região Nordeste do Brasil tem nove estados brasileiros(Maranhão, Piauí, Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e uma área de 1.558.000 quilômetros, ocupando 18% do território do Brasil.
E é uma das regiões mais pobres, sua população já é de quase 60 milhões de habitantes. A Bahia é o maior estado da região, e Sergipe, o menor.
Fonte dos sites:

Sudeste

O que torna a Região Sudeste a mais industrializada é a sua economia, que é a maior do Brasil. Está baseada em atividades, como exportação de produtos, tendo o exemplo de café, laranja e soja. Há também grande turismo nessa região. Ela possui quase 90 milhões de habitantes atualmente e seu IDH é alto, com 0,794.

O Sudeste possui quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, respectivamente em população. Eles juntos compõem uma área de 924.511km², o que é maior do que a Nigéria, que possui 923.768km². Além disso, a região usa 85% da energia elétrica consumida no Brasil.

Por ser a região mais populosa, ela também sofre influências culturais de várias outras, como africanas, indígenas, europeias e asiáticas. Uma das festas culturais é a congada, que acontece desde o Ceará até o Rio Grande do Sul.

Sendo coberta principalmente pelos biomas Mata Atlântica e Cerrado, essa região tem clima tropical e subtropical além de ser bastante acidentado, com mares de morros e possuindo diversas espécies de animais, como estes: tatu-canastra, muriqui, onça-pintada, preguiça-de-coleira, sagui-da-serra, anta, macuco, jaó-do-litoral, águia-real, mutum-de-penacho, papagaio-moleiro, tartaruga-gigante, tartaruga-verde e surucucu.

Região Sul

A Região Sul é uma região do Brasil com forte influência europeia, sendo muito conhecida pela sua culinária, como por exemplo, o famoso chimarrão, a arquitetura marcada pelas lindas casas em estilo alemão e as belezas naturais, com ênfase para a Catarata do Iguaçu.

Apesar de ser a menor região brasileira, em área, é a segunda maior em densidade demográfica, perdendo somente para a Região Sudeste. Os três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem saída para o Oceano Atlântico, além de fronteiras com diversos países, como  Paraguai, Argentina e Uruguai.

Por estar localizado abaixo do Trópico de Capricórnio, tem um clima predominantemente subtropical, por isso há uma grande queda na temperatura durante o inverno.

Agora, voltando o olhar para a vegetação, deve-se destacar a Mata Atlântica e os Pampas, bem como a insubstituível Mata das Araucárias. O relevo é constituído, principalmente, de planaltos e depressões.

Perdendo novamente a corrida para o Sudeste, em relação à economia, a Região Sul encontra-se em segundo lugar. Focada, especialmente, no setor agropecuário, tendo como grande destaque a produção de uvas e vinhos.

A Região Sul é também importante para a produção de energia elétrica no Brasil, já que apresenta em sua extensão uma das maiores usinas do mundo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, sendo considerada binacional, por dividi-la com o Paraguai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima