Concurso de Cartografia nos Colégios Vicentinos

Alunos do 2º ano do Colégio São Vicente de Paulo – Penhas pesquisaram e buscaram entender mais sobre o Concurso de Cartografia que acontece anualmente nos Colégios Vicentinos.

Os alunos dos Colégios Vicentinos participaram todos os anos do Concurso de Cartografia.
O objetivo desse concurso é familiarizar crianças e adolescentes com a leitura e interpretação de mapas e representações cartográficas.
Nas aulas de Geografia, os alunos confeccionaram os desenhos, pensando no tema “Mapeando um mundo mais sustentável: o mapa do meu futuro”.
O julgamento dos desenhos é feito levando em consideração três critérios: qualidade na execução, uma mensagem reconhecível e o conteúdo cartográfico.

E para entender mais sobre o assunto...

Gustavo, Leonardo, Erick, Maria Luiza e Gabriela.

confira esse incrível podcast.

Após pesquisar e entender os alunos gravaram um podcast para explicar seus objetivos e etapas realizadas nos Colégios Vicentinos.

Confira a entrevista com dois alunos que representaram os vencedores do Concurso de Cartografia no ano de 2022:

Qual foi o tema do Concurso de 2022?

(Amanda) O tema foi “Mapa do mundo futuro”.

O que você representou em seu desenho?

(Miguel) Eu desenhei o planeta terra, os continentes e as pessoas cuidando do mundo com muito amor. O título do meu desenho foi “No futuro, um mundo melhor”. Eu gostaria que no futuro tivesse um mundo mais justo e menos poluído.

O que você achou de participar e ser uma das vencedoras do concurso?

(Amanda) Eu gostei de participar do concurso. Fiquei muito feliz que escolheram o meu desenho.

Amanda qual foi o título do seu desenho? O que você quis representar?

Eu escolhi o tema “Cuidando, preservamos nosso lar”. Eu quis mostrar que se as pessoas cuidarem do mundo teremos um lugar bom para viver. As pessoas precisam cuidar mais do meio ambiente. Nosso planeta precisa de alegria e união.

Desenho do Miguel Garcia dos Santos

Amanda Fernandes Macedo

Entrevista com o Professor Henrique Reichert - 2° Ano A

Participação dos alunos no Concurso de Cartografia 2023

Após todo o trabalho de pesquisa e entendimento sobre o Concurso, reproduziram e representaram alguns desenhos, analisaram os melhores do concurso de 2022 e ficaram encantos com as ilustrações e mensagens.

Miguel Garcia, Lorenzo, Luana, Pedro Gomes e James.