A horta na escola é um laboratório vivo, por meio do qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza, e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das frutas e dos legumes.
Conscientizar sobre o meio ambiente, mudança de hábitos alimentares e aprendizagem interdisciplinar. Esses são os eixos principais do Projeto Educando com a Horta Escolar. O aprendizado sobre nutrição traz mudanças nos hábitos alimentares dos alunos. E isso acaba por influenciar as famílias dessas crianças que levam esse aprendizado para dentro de casa.
Levar o aluno a se sentir autônomo e que possa construir conceitos e elaborar interações que levem a uma aprendizagem significativa. Conceitos como dentro-fora, grande-pequeno, cheio-vazio, bem como diferentes texturas e cores, são alguns dos conhecimentos trabalhados em sala de aula e vivenciados na horta.
Benefícios da horta na escola
O contato do estudante com a terra, as plantas e hortaliças possibilita estreitar a sua relação com a natureza e contribui para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ecológico. Outra importante contribuição está relacionada ao aprendizado sobre alimentação e nutrição. As crianças utilizam os produtos da horta escolar nas aulas de culinária, em projetos de nutrição e compreendem a importância de hábitos saudáveis para a saúde. Além disso, também podem difundir esses conhecimentos para os demais meios em que estão inseridos, principalmente o ambiente familiar.