Alimentação balanceada nos Colégios Vicentinos

Os Colégios Vicentinos, conta com uma equipe preparada para garantir uma alimentação balanceada às crianças do Berçário e Integral. Para conhecer esse trabalho, os alunos do 4º ano B, realizaram uma entrevista com a nutricionista do Colégio São Vicente de Paulo – Penha, Carla Akemi.

Como você elabora o cardápio dos alunos?

O cardápio é elaborado de acordo com a idade das crianças. Cada faixa etária tem uma necessidade diferente, como: carboidratos, vitaminas e nutrientes. No berçário é feita a introdução alimentar. Eles recebem alimentos picadinhos e amassadinhos.

As crianças com intolerância alimentar, têm um cardápio diferenciado?

Usamos algumas estratégias para atender essas crianças. Evitamos usar alimentos à base de lactose. As crianças intolerantes à algum tipo de alimento, têm os alimentos substituídos. Nos preocupamos com essas crianças e tomamos todos os cuidados.

As crianças podem comer doces durante a semana?

Não devemos comer doces todos os dias. Os doces fazem parte do último grupo da pirâmide alimentar. Podemos comer os doces, de vez em quando. Quando sentirmos vontade de comer um doce, podemos trocar por uma fruta. O ideal é comer três porções de frutas diariamente.

Aprendemos que o planeta Terra produz alimentos suficientes para todos os habitantes, e que apesar de haver comida suficiente para todos, mais de 795 milhões de pessoas passam fome no mundo. Estima-se que um terço de comida produzida para consumo é desperdiçada. O que você faz para não desperdiçar os alimentos?

Sabemos da importância de evitar o desperdício. Oriento a equipe e as crianças. Aproveitamos todos os alimentos. Um exemplo disso, é o doce de abacaxi que fazemos com a casca do abacaxi. Lembrando que precisamos higienizar bem a casca.