Sendo a menor região em extensão territorial, o Sul do país abriga 3 estados que possuem economias bem diversificadas. Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses, ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas notadamente na arquitetura, na culinária, músicas danças etc.
Estados e capitais:
- Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre;
- Santa Catarina, capital Florianópolis;
- Paraná, capital Curitiba.
Economia da Região Sul e a retomada verde para aumentar o PIB e criar empregos
Primeiramente vamos entender o conceito “retomada verde”. A ideia concentra-se em soluções que beneficiam as pessoas e o planeta por muitos anos, utilizando a proteção de ecossistemas e o combate à crise climática como oportunidades para investir em energia limpa, garantindo a saúde, a segurança e os direitos civis.
A economia da região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústrias, comércios e serviços do terceiro setor. Ela evolui de uma matriz totalmente agrícola para a diversificação industrial, sendo que ambas são as principais fontes de renda da população. O Sul é responsável por cerca de 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional).
Neste contexto, percebemos que a economia verde surge como um caminho possível, mas não automático, para o desenvolvimento econômico, onde a inclusão social e conservação do meio ambiente atuam como motores, em vez de obstáculos, para níveis mais altos de atividades e bem-estar. A retomada verde geraria 2 milhões de empregos a mais em 2030, quatro vezes mais empregos do que nos existentes no setor do petróleo e gás atualmente no país. A indústria é um dos setores aptos a transformar o plano de recuperação econômica.
Diversidades dos biomas da região Sul
São seis os grandes biomas brasileiros.
A Região Sul possui três biomas: Mata Atlântica, Pampa e cerrado.
Mata Atlântica
É um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo.
Clima tropical – úmido com altas temperaturas e índice pluviométrico. Vegetação com árvores de grande e médio porte, formando uma floresta densa e fechada.
Pampa
É o único bioma brasileiro presente somente um estado, ela ocupa mais da metade do Rio Grande do Sul. Clima subtropical com as quatro estações bem definidas, com gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte, e amplas áreas de pastagem.
Cerrado
É considerado o segundo bioma do Brasil em extensão Clima tropical sazonal, com clima quente com períodos chuvosos e seca. Vegetação semelhante à savana.
No Rio Grande do Sul, a Mata Atlântica detém atualmente 37% do território. Já o Pampa, preenche 63% do estado, o bioma caracteriza-se por campos planos, de fauna e flora diversificadas.
O estado de Santa Catarina possui apenas o bioma Mata Atlântica em seu território, porém com vegetação diversificada.
No Paraná, podemos encontrar os biomas Mata Atlântica e Cerrado. A Mata Atlântica estende-se pela Serra do Mar e o Cerrado ocupa 1% da região Norte e Nordeste do estado.
Texto produzido pelos alunos do 4º Ano B.
Fontes: www.todamateria.com.br; www.conexao.geoclima.com.br
Imagens: arquivo do google
Desenho: Catarina