Cultura em São Paulo

A cultura da cidade de São Paulo foi influenciada pelos diversos grupos de imigrantes que ali se estabeleceram, principalmente portugueses, japoneses, italianos, espanhóis e também de migrantes, principalmente nordestinos.

São Paulo possui uma ampla rede de teatros, casas de shows e espetáculos, bares, restaurantes que traz uma riqueza gastronômica, grandes eventos culturais, museus e exposições. Há exposições e eventos com datas determinadas e há outros que são fixos o ano todo.

São Paulo é a principal capital cultural do Brasil, tendo se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX.

Exploramos todas as possibilidades culturais que São Paulo oferece, e os alunos do 2º ano B trouxeram dicas e relatos de experiências, culturais ou gastronômicas, que tiveram com suas famílias.

No PODCAST abaixo você pode conferir dicas culturais, gastronômicas e culturais, gentilmente sugeridas pelos alunos, confira:

Atividades exploradas com os alunos​

Casa das Caldeiras

Se sua família adora frequentar lugares cheios de histórias, uma boa pedida é visitar a Casa das Caldeiras. Além de abrigar uma cervejaria ao ar livre, o espaço realiza diversos eventos, incluindo feirinhas criativas, festivais gastronômicos e oficinas para a criançada. Fica no bairro da Água Branca .

Griffinn Café e Afins

Uma das sensações mais gostosas do mundo é compartilhar o amor por um livro, uma série ou um filme com as crianças, não é mesmo? E São Paulo tem o local perfeito para enaltecer o bruxinho Harry Potter em família: é o Griffinn Café e Afins, localizado na Vila Leopoldina.

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo destaca 134 obras modernistas em seu acervo, festejando os cem anos da Semana de Arte Moderna, com trabalhos de Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, entre outros, até 31 de dezembro de 2022.

Jardim Botânico

Conhecer o Jardim Botânico é um dos lugares baratos e muito legais para quem quer fugir da correria de São Paulo sem sair da cidade.

O lugar não tem absolutamente nada a ver com os prédios, trânsito e agitação que você está acostumado (e cansado)

Com 360 mil metros quadrados, lá no Jardim Botânico você encontra o Instituto de Botânica e o Museu Botânico de São Paulo onde são feitos trabalhos de pesquisa e conservação de plantas e animais da Mata Atlântica.

Teatro Santander

Estreou em 17 de julho no Teatro Santander o espetáculo “A pequena sereia”.

Catavento Espaço Cultural da Ciência

O Catavento Espaço Cultural da Ciência é um espaço lúdico, social e cultural para crianças e jovens. Os ambientes interativos despertam a curiosidade e o interesse pela ciência.

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som (MIS), criado em 1970, tem como principal objetivo registrar e preservar o passado e o presente das manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia, artes gráficas.

Museu da Língua Portuguesa

Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo, fica na estação da Luz.

Tucca: Aprendiz de Maestro - Música Clássica para Crianças

O espetáculo é uma viagem ao universo das Quadrilhas de Festas Juninas e conta a história desde a origem da tradicional celebração, que teve início dentro das cortes dos Reis. Até dezembro de 2022, na sala São Paulo.

SESC de Interlagos

A nova exposição “Darwin, o original” no Sesc Interlagos em São Paulo é uma ótima sugestão de programa com a família (e grátis), onde adultos e crianças poderão conhecer as ideias revolucionárias de Charles Darwin sobre a evolução do homem e dos animais. Até dezembro de 2022.

Parque do Ibirapuera

Além de andar de bicicleta, tem parquinho, tem três museus e um planetário. Esse passeio tem atividades para o dia inteiro.

Parque da Água Branca

Localizado no bairro da Barra Funda, o Parque Estadual da Água Branca tem 137 mil metros quadrados. Abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol, na Água Branca

Bairro da Liberdade

É um bairro de influência japonesa, que tem muitos restaurantes, feiras de arte, templos, monumentos e lagos que lembram a cultura japonesa. Indico um restaurante temático da Hello Kitty.

Áquario de São Paulo

Conscientizar os alunos da importância da preservação não só dos animais, mas também, do ambiente em que eles vivem e dos impactos que o homem pode causar no meio ambiente.

Museu da Imaginação

Um museu diferente, lúdico, com exposições interativas, brincadeiras e atividades culturais, para crianças de todas as idades.