Professor e aluna do Colégio São Vicente de Paulo, falam sobre experiências e desafios nessa pandemia

Melissa Conti Diniz, Nicolas de Paula Alves Nogueira, Eduarda Alves Tomaz, Felipe Lopes Melão, Lara Andrade Vieira da Silva, Paulo Victor Silva Baz  – 4º ano A – Colégio São Vicente de Paulo – Penha

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todos. Professores, pais e alunos precisaram se adaptar às aulas on-line, às dificuldades que as acompanharam e ao retorno presencial, com o escalonamento dos alunos.
A aluna Júlia Bortoleto Granja, do 9º ano B, afirma que a aula remota não foi de fácil adaptação e que sentiu falta da escola, dos professores e dos amigos. Sua volta para as aulas presenciais também não foi muito tranquila. “A escola estava com todos os cuidados possíveis e minha mãe me autorizou a voltar com as aulas presenciais. No começo foi bem cansativo, mas já estou me acostumando”, afirma ela.
Para o professor do Ensino Médio, Gabriel Romero, após a compreensão do que estava acontecendo no mundo, a adaptação ao ensino remoto foi rápida e ele logo passou a explorar novas possibilidades e recursos nas aulas. No retorno às aulas presenciais, os cuidados básicos como uso de máscara, sanitização das mãos e dos objetos e distanciamento social foram sempre seguidos. “Reencontrar a comunidade escolar, compartilhar a vida e os saberes escolares numa experiência não-virtual, é fundamental. É muito bom ver as pessoas voltando aos poucos, vacinadas, seguindo medidas sanitárias e à distância compartilhando afetos”, afirmou ele.
O professor ainda finalizou com uma mensagem “A lição que até agora eu tenho aprendido é que a esperança deve ser depositada nas pessoas, vivas, saudáveis, com acesso à saúde, à educação, à alimentação sem fome e sem frio. Todos nós somos seres únicos, mas vivemos em uma sociedade que continua a reproduzir suas próximas gerações cotidianamente.”