PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Professor Wagner Aparecido Stefani

A construção do projeto de vida dos estudantes é um dos pilares da reforma do Ensino Médio. Assim, o curso Projeto de Vida tem como objetivos promover nos jovens uma maior conscientização a respeito de si mesmos (características pessoais, habilidades, dificuldades, condutas, interesses, desejos), das relações que constroem nos diferentes níveis de socialização (família, pares, escola, comunidade) e das possibilidades de atuação no mundo (seja através da inserção no mundo do trabalho ou da intervenção no espaço-tempo que o mobilizam); outro objetivo deste projeto é orientar o jovem a desenvolver um planejamento das ações que o levem ao encontro daquilo que busca para si e seu futuro. Ensinar o jovem a ter foco na formação e no resultado afirma o professor Wagner Stefany que orientador de estudos e projeto de vida do Colégio São Vivente de Paulo – Jundiaí.
O Ensino Médio, última etapa da educação básica, resulta em uma série de avaliações como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e os tradicionais vestibulares. Ambos são exames que acontecem ao fim (ou durante) o ensino médio e qualificam os estudantes para ingressar nas universidades públicas e privadas. Nesses exames, os alunos são avaliados e selecionados com base no conteúdo das diversas áreas de conhecimento.
Nos Colégios Vicentinos, preparar a juventude é o grande foco para auxiliar os estudantes para o grande desafio da escolha da realização dos principais vestibulares e processos seletivos, aconselha e incentiva sempre seus alunos a participarem do desafio de realizar o ENEM e os principais vestibulares. Para isso, traz ao conhecimento dos alunos e pais as seguintes datas:

Inscrições: 30/06 a 14/07 – R$85,00 (taxa)
Pagamento da inscrição: até 19/07
Pedido de atendimento especializado: 30/06 a 14/07
Provas: 21 e 28/11/ 21
O candidato deverá fazer:

•  21/11 – 45 questões de Linguagens, 45 questões de Ciências Humanas e Redação
  • 28/11 – A prova tem meia hora a menos – 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Fuvest 2022

=>Inscrições: 16 de agosto a 1º de outubro – R$ 185,00

=>Provas da 1ª fase: 12 de dezembro – 90 questões de múltipla escolha – biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (algumas interdisciplinares).

=>Provas da 2ª fase:

16/01/2022 – 10 questões de língua portuguesa e  1 redação;

17/01/2022 – 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

UNICAMP

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição –

2/8 a 8/9/2021 (pagamento até 10/9) = R$180,00

1ª fase – 7/11/2021 – 72 questões de múltipla escolha – língua portuguesa, literatura e inglês (questões multidisciplinares: ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

2ª fase – 16 e 17/1/2022 – o exame terá perguntas dissertativas para todos convocados nas disciplinas de matemática, interdisciplinar de ciências humanas, e interdisciplinar de ciências da natureza. Além disso, serão realizadas provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.

Provas de Habilidades Específicas de Música: setembro e outubro;

Provas de Habilidades Específicas demais cursos: 19 a 22/1/2022;

Outros vestibulares, como PUC, Mackenzie, Casper Líbero, Mauá, FEI e etc. ainda não tiveram as datas divulgadas. Quando saírem, os alunos serão avisados.

Assumindo o compromisso de sempre oferecer o melhor para os nossos alunos, agradecemos a atenção.