As mudanças já entraram em vigor em todas as escolas públicas e particulares do país.
Introduzido oficialmente em 2022 para os alunos do 1ºano, o currículo do Novo Ensino Médio será gradualmente implementado até 2024. A nova proposta visa garantir a todos os jovens direitos de aprendizagem comuns definidos na Base Nacional Comum Curricular e o desenvolvimento de um projeto de vida através dos itinerários formativos. Dessa forma, além das disciplinas tradicionais, incluíram-se quatro áreas do conhecimento (assim como ocorre no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio) e uma de formação técnica e profissional.
As áreas do conhecimento são: Matemática e suas Tecnologias, Linguagem e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Os conteúdos devem ser ministrados de forma interdisciplinar e com maior protagonismo por parte dos estudantes.
A parte flexível do currículo é composta por itinerários formativos, que são conjuntos de aulas e atividades referentes às áreas de conhecimento, podendo a escola oferecer pelo menos dois dos cinco itinerários (quatro são de aprofundamento nas áreas de conhecimento e um de formação técnica). Com isso, o aluno terá mais tempo para se dedicar ao que gosta e pretende fazer no futuro.
Essa mudança vai aumentar a carga horária total ao longo dos três anos: de 2400 horas para 3 mil horas, ou seja, 1000 horas por ano, distribuídas da seguinte forma: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): 1.800 horas; itinerários formativos: 1.200 horas.
Trata-se, portanto, de um modelo de aprendizagem focado na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades.
Referências: portal.mec.gov.br guiadoestudante.abril.com.br
Alunos: Liara Beatriz L. Barros – 8ºano A; Lívia Vilhena Bonelli- 8ºano A; Kauê José Zambon – 8ºano C ; Matheus Merlo Pires – 8ºano C;
Nicolas Pedroso Neves – 8ºano C; Sofia Costacurta dos Santos – 8ºano C