As mudanças nos vestibulares.

Para se adequar ao Novo Ensino Médio, a partir de 2024, vestibulares e até mesmo o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sofrerão alterações.

Até o momento, apenas o Enem divulgou as mudanças que as provas sofrerão a partir de 2024. Esse exame continuará dividido em duas etapas, realizadas em dois dias distintos.
No primeiro dia, serão cobradas as chamadas matérias obrigatórias – Matemática, Língua Portuguesa e Redação.
No segundo, haverá quatro grupos de prova e o candidato escolhe qual irá fazer. Essa escolha deve refletir o itinerário escolhido ao longo do ensino médio, além de ter relação com o curso em que o estudante pretende ingressar no ensino superior. Os grupos são:
– Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
– Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
– Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O conhecimento em inglês será testado em diferentes momentos, como em enunciados de questões de Ciências, por exemplo, ou leitura de textos de alguma área de conhecimento.
Aqueles que optarem pelo itinerário de Formação Técnica e Profissional durante o ensino médio deverão receber uma bonificação na prova para ingressar em um curso superior.
A grande novidade é que uma parte da prova será em forma de questões discursivas e não apenas de múltipla escolha, como nos anos anteriores. Além disso, a abordagem deverá ser interdisciplinar. E, para finalizar, o ENEM Digital será implantado em mais regiões do Brasil.
Alunos:
Pedro Bergamaschi da Costa – 8ºano A